Primeiro museu virtual de moda do país é lançado em maio em evento na Universidade Anhembi Morumbi

Idealizado por um grupo de pesquisadores do Mestrado em Design da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi, o Museu da Indumentária e da Moda, o MIMO, é um projeto digital e interativo que apresenta como proposta a reunião de registros virtuais de obras de criadores de moda, objetos de desejo e galeria de fotos de álbuns de família, que irão compor um centro de pesquisas de referências conceituais, metodológicas e imagéticas, disponível para consulta por qualquer pessoa que se interessar pelo tema.
“A ideia inicial do MIMO nasceu há mais de dez anos, com uma proposta da professora Kathia Castilho. O projeto sofreu modificações e hoje ele se apresenta como um museu totalmente virtual, ou seja, não reproduz o conteúdo que está em exposição permanente em um local físico. O seu acervo será totalmente digital. Por essa razão, podemos considerá-lo pioneiro e inovador”, afirma a professora Márcia Merlo, coordenadora geral do Museu e pesquisadora do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate.
O museu abrigará exposições virtuais contínuas, além de um acervo de tecidos e aviamentos baseado na digitalização de aproximadamente duas mil e quinhentas fichas catalogadas pela Teciteca Dener Pamplona de Abreu, da Universidade Anhembi Morumbi. “Como a ideia é suscitar constantemente discussões sobre moda e design relacionadas ao comportamento e a práticas socioculturais e políticas, o MIMO também apoiará linhas de pesquisas baseadas nas temáticas dos grupos de estudiosos do Museu”, comenta a professora Márcia.
A iniciativa conta com o apoio nacional do Ministério da Cultura (MinC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O lançamento oficial acontecerá no dia 3 de maio, às 19 horas, durante a II Semana Moda Documenta, no câmpus Morumbi, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário