Projeto Pedagógico


MISSÃO DO CURSO


O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda  realiza sua função na dimensão científica desenvolvendo atividades qualitativas de ensino, pesquisa e extensão, estendendo seus serviços à sociedade.

A missão do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda é formar profissionais capacitados para atuarem no micro e macro sistema com ética, competência, habilidade, criticidade, cientificidade e capacidade  empreendedora.


OBJETIVOS DO CURSO



Formar Tecnólogos em Design de Moda criativos, que possa ser agente modificador no mercado de trabalho, dinâmicos, aptos e habilitados a compreender o processo de criação em moda, e inserir-se na realidade na indústria têxtil nacional e internacional, repensar ações, prospectar cenários, tomar decisões e utilizar as mais modernas ferramentas gerenciais disponíveis no mercado sendo capazes de criar seus próprios negócios e gerar empregos. No cenário globalizado, buscar alternativas para o desenvolvimento de produtos integrado e sustentável das sociedades, aplicá-las ao mercado consumidor global, com competência técnica e habilidade que tenha por base uma participação plena, produtiva e crítica da sociedade, através de uma visão interdisciplinar e integrada com as demais áreas de conhecimento da universidade.

 
Objetivos Específicos

·         Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de gestão e operacionais nas áreas de pesquisa, criação e desenvolvimento de produto, comercialização e promoção,  por meio de uma visão empreendedora.

  • Trabalhar os conteúdos que formam os componentes curriculares do curso tendo por base a realidade política, econômica, social, cultural e ecológica em sua dimensão internacional, nacional e regional.
  • Instrumentalizar o aluno para desenvolver e aplicar novas tecnologias sustentáveis no processo de criação em moda.
  • Habilitar o aluno para assessoria e consultoria de assuntos ligados direto ou indiretamente a moda.
  • Orientar o aluno para estabelecimento de estratégias mercadológicas de produtos do setor têxtil.
  • Orientar o aluno com base na proposta metodológica do curso para a capacidade de observar, refletir, criar, valorar, comunicar, conviver, decidir e assumir uma postura crítica como elementos fundamentais a eficácia do processo aprender a aprender em Design de Moda.

 

            Visto a necessidade de acompanhar a internacionalização do mercado, dos diversos sub campos de toda área da produção têxtil e do vestuário, o perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da ULBRA - Torres é de um profissional que atue no varejo e na produção, bem como na gestão de negócios e marketing. O designer de moda tem o conhecimento de todo ciclo de vida do produto, desde a pesquisa e criação de moda à até modelagem, produção, promoção e venda dos produtos de moda. Somados à competência para empreender, analisar criticamente as organizações negociais, seja da natureza que forem, antecipando e promovendo as transformações necessárias ao progresso da área de atividades da moda na região do município de Torres, Litoral Norte e Sul do estado de Santa Catarina. A fim de qualificar o egresso o mais rapidamente para seu ingresso no mercado de trabalho, a cada Módulo Semestral realizado corresponde a um tipo de habilidade a ser desenvolvida.

Com base nestas dimensões o Tecnólogo em Design de Moda deverá ter as seguintes habilidades:

  • Planejar, organizar e criar  propondo soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação;

·         Ter visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes do produto;

·         Assessorar e dar consultoria para assuntos ligados direta ou indiretamente a moda.

·         Possuir conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnológicos.


PERFIL EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO

A área profissional para o aluno do CST Design de Moda é muito ampla, a região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina é um pólo em desenvolvimento de facções e confecções.

As perspectivas de trabalho diante das exigências do mercado levam à necessidade da formação de um profissional que com qualidade, conhecimento prático, habilidades e técnicas contribua para a superação dos problemas específicos da Moda.

            O Tecnólogo em Design de Moda deve estar preparado para atuar na criação, mercado de moda e desenvolvimento têxtil, cuja formação é habilitar a ter uma visão abrangente da cadeia produtiva da moda.